Startup reduz em até 40% os custos de transporte corporativo com uso de IA

Ônibus da Busup estacionado em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Startup utiliza dados e inteligência artificial para otimizar rotas de transporte corporativo e reduzir custos e emissões de CO₂.

Com tecnologia de dados e gestão inteligente, a Busup otimiza rotas, reduz emissões de CO₂ e moderniza a mobilidade nas empresas.

A Busup, startup especializada em gestão de transporte corporativo, vem transformando o fretamento empresarial em uma solução mais eficiente, sustentável e conectada. Usando dados e inteligência artificial, a empresa é capaz de reduzir custos operacionais e emissões de CO₂ em até 40%, como ocorreu com a MWM, multinacional fabricante de motores e geradores em São Paulo.

Antes da implantação, a MWM operava com um modelo tradicional, sem controle sobre ocupação ou rotas. A frota era maior, menos eficiente e sem conectividade. Com a plataforma da Busup, o número de veículos foi reduzido de 30 para 24, todos com Wi-Fi e monitoramento em tempo real, elevando a pontualidade a 91% e a segurança a 92% das viagens sem incidentes.

“Nosso objetivo é transformar o transporte corporativo em um serviço inteligente e sustentável. O uso de dados permite identificar padrões e eliminar rotas subutilizadas, reduzindo custos e impacto ambiental”, explica Danilo Tamelini, cofundador e presidente da Busup na América Latina.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o transporte responde por cerca de 15% das emissões globais de CO₂, e o fretamento corporativo é uma das alternativas mais eficientes para reduzir a poluição gerada pelo deslocamento individual. No caso da MWM, a otimização reduziu em até 75% as emissões de carbono por colaborador transportado.

Presente em nove países, incluindo Brasil, México, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Colômbia, a Busup oferece um modelo escalável de transporte corporativo compartilhado, integrando tecnologia, eficiência e sustentabilidade. Entre seus clientes estão empresas como Amazon, Mercado Livre e JBS.

 

RELACIONADOS

Funcionários dos Correios organizam encomendas em carrinhos amarelos dentro de um centro de triagem.

Correios aprovam demissão voluntária e fechamento de agências

Agência Brasil – Os Correios aprovaram um plano de…
Alexandre Ramagem fala ao microfone durante sessão, com outro integrante da mesa ao fundo.

Moraes determina prisão de Ramagem após deputado ser visto em Miami

Agência Brasil – O ministro Alexandre de Moraes, do…
Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva apertam as mãos em encontro oficial, com bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil ao fundo.

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne

Agência Brasil – O presidente dos Estados Unidos, Donald…
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Jorge Messias em foto oficial no Palácio do Planalto.

Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF

Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da…