Livro “A volta ao mundo em 80.000 km” mistura literatura, tecnologia e mobilidade e conquista prêmio internacional de criatividade.
Em celebração ao Dia Nacional do Livro, a Continental Pneus lançou a obra A volta ao mundo em 80.000 km, uma releitura moderna de A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. O projeto combina literatura clássica, criatividade humana e inteligência artificial para recriar a jornada do personagem Phileas Fogg em um contexto contemporâneo — agora sobre quatro rodas, em uma viagem de 80 mil quilômetros por estradas do mundo.
A iniciativa foi desenvolvida pela Continental em parceria com a agência D’OM e recebeu o bronze no FIAP Awards 2025, na categoria Branded Content Integrado a Outras Plataformas. O festival, realizado há mais de 50 anos, reconhece a inovação e a criatividade publicitária na Ibero-América.
O novo protagonista, Phileas Fogg V, tataraneto do personagem original, parte de São Paulo em uma rota que passa por destinos como Lençóis Maranhenses, Foz do Iguaçu, México, Portugal, Egito e Índia. O livro traz curiosidades como o texto coescrito por IA (treinada com a obra de Verne), ilustrações feitas manualmente e a exata marca de 80 mil quilômetros percorridos. Cada país visitado representa um marco simbólico na evolução da mobilidade.
Com 307 páginas, o livro está disponível gratuitamente em versões e-book e audiobook, inclusive por assistentes de voz como a Alexa, além do Spotify. A obra pode ser baixada nos idiomas português e inglês no site da Continental.
Fundada em 1871, a Continental é uma das maiores empresas globais de tecnologia automotiva, com 190 mil colaboradores em 55 países e receita de 39,7 bilhões de euros em 2024. A companhia desenvolve soluções para uma mobilidade mais segura, eficiente e conectada.